quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

2.1 O mundo dos compostos organicos

Os compostos organicos são substancias quimicas que contem na sua estrutura hidrogenio e carbono, e muitas das vezes contem oxigenio nitrogenio enxofre, fósforo, boro, halogenio e muitos outros. Não são moleculas organicas os carbetos, carbonatos e os oxidos de carbono.

Asmoleculas organicas podem ser:
  1. Moleculas orgânicas naturais - São as sintetizadas pelos seres vivos denominados biomoleculas, que são estudadas pela bioquimica.
  2. Moleculas orgânicas artificiais - São substancias que não existem na natureza e têm sido fabricadas pelo homem, como os plasticos. A maioria dos compostos orgânicos puros são produzidos artificialmente.

A linha que divide as moléculas orgânicas das inorgânicas tem originado polémica, porem geralmente os compostos orgânicos apresentam carbono ligado a hidrogénio, e os compostos inorgânicos não. Deste modo, o ácido carbónico é inorgânico, entretanto o ácido fórmico, o primeiro ácido carboxilico, é organico. O anidrido carbónico e o monoxido de carbono são compostos inorganicos. Portanto, todas as moléculas orgânicas contêm carbono, porem nem todas as moléculas que tem carbono, são moléculas orgânicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário