domingo, 28 de fevereiro de 2010

3.3-Esterificação e hidrolise

Esterificação
Lipídeos são ésteres de ácidos graxos e álcoois.
Os ácidos graxos são ácidos carboxílicos de cadeia longa.
E a reação de formação de um lipídeo é conhecida como esterificação.
A reação de esterificação é muito importante por dois motivos: ocorre no seu organismo e aparece na maior parte dos vestibulares.

O lipídeo pode estar na forma de gordura ou de óleo. Qual é a diferença? A gordura possui cadeia carbônica saturada e é sólida enquanto o óleo é líquido e apresenta cadeia carbônica insaturada.

A gordura pode ser transformada em óleo e o óleo em gordura. Como?

Quando se aquece a gordura, ela sofre desidrogenação(saída de átomos de hidrogênio), insaturando a cadeia carbônica e transformando-se em óleo. Para transformar óleo em gordura, basta hidrogenar a cadeia carbônica (por exemplo: margarina, gordura vegetal hidrogenada).

Hidolise


Hidrólise é uma reação química de quebra de uma molécula por água.

Reação de alteração envolvendo fluido aquoso com íons de hidrogênio (H+) ou de hidroxila (OH–) substituindo íons que são liberados para a solução.

Determinada substância quebra-se em dois ou mais pedaços e essas moléculas novas complementam suas ligações químicas com os grupamentos H+ e OH–, resultantes da quebra da ligação química que ocorre em várias moléculas de água.

São raros os casos em que a água, por si mesmo, sem outra ajuda, pode realizar uma hidrólise completa. Neste caso é necessário operar a temperaturas e pressões elevadas. Para que a reação seja rápida e completa é sempre indispensável um agente acelerador. Os mais importantes são os álcalis, ácidos e enzimas hidrolizantes.

A caolinização de K feldspato liberando K+ e SiO2 em solução é um exemplo de hidrólise.

Através de reações de hidrólise, os monómeros que constituem um polímero podem separar-se uns dos outros. A hidrólise pode ser dividida em: hidrólise ácida, hidrólise básica e hidrólise neutra.

Outro exemplo de hidrólise é na preparação de p-nitroanilina a partir da p-nitroacetanilina (pode ser preparada através de Nitração da acetanilina).

A p-nitroanilina em meio aquoso protona e é solúvel. A melhor forma de separá-la é através da neutralização do meio ácido.

Para isso faz-se primeiramente a diluição da p-nitroanilina em água fria pois quando se joga a base para a neutralização, a reação libera muito calor (exotérmica) e a água fria irá absorver o calor da reação de neutralização. Após a adição da base vai haver a disprotonação da p-nitroanilina com a formação de uma substância pouco polar que irá se precipitar no meio aquoso.

Em seguida faz-se a filtração à vácuo para a obtenção de cristais, que ainda não está pura. A purificação é feita através da recristalização com água quente.

Nestas etapas deve-se ter o cuidado de não utilizar excesso de água, na filtração a água deve estar suficientemente gelada e não tentar acelerar o resfriamento para a formação dos cristais. O resfriamento deve ser feito lentamente para que permita a disposição das moléculas em retículos cristalinos, com a formação de cristais grandes e puros

1 comentário:

  1. Conteudo rico sob ponto de vista cientifico. vai de acordo com a diferenciação entre reacção de esterificação e de hidrolise. Mas seria completo se fosse acompanhado por respectivas equações das reacções quimicas.

    ResponderEliminar