Os açúcares redutores possuem grupos aldeídos e cetonas livres na cadeia e são chamados redutores por atuarem como agentes redutores,isto é,que sofrem oxidação(doam elétrons).Açúcares não redutores (como a sacarose) possuem esses grupamentos interligados e tormam-se redutores a partir do momento em que sofrem hidrólise(quebra).
Já os açúcares invertidos possuem esses grupamentos (aldeídos e cetonas) localizados de forma invertida.
Açucares redutores possuem radicais aldeídos livres (reduzem os reativos de Fehling e Tollens). ex: todos os monossacarídeos são redutores
açucares que não possuem radicais aldeídos livres(não reduz os reativos de Fehling e Tollens), logo são açucares não redutores. ex: sacarose.
Entretanto ao sofrerem hidrolise por ácidos diluídos ou pela ação da enzima invertase, liberando a glicose e a frutose, passam a ser denominados açucares invertidos,esses possuem maior poder adoçante e não formam cristais. Mas como principal desvantagem é o alto risco de contaminação e são muito usados na falsificação do mel.
A pesquisa de glicose na urina pode ser realizada por diversos métodos. Os mais usados são os de redução do cobre (Reagente de Benedict e Clinitest) que detecta redutores urinários e o método-enzimático (usando a enzima GOD) que possui o mesmo fundamento da dosagem plasmática, utilizando substratos sólidos (fitas reagentes) para a reação.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário