segunda-feira, 1 de março de 2010

4.2-Clissificação das aldoses e cetoses, de acordo com o numero de atomos de carbono

ALDOSE - Carboidrato composto de uma única unidade sacarídica que se caracteriza pela presença de um grupamento de carbonila terminal.

São monossacarídeos que têm como base um grupo aldeídico ( H-C=O) e alcool (-C-OH). Ex: glicose.



CETOSE - A cetose foi identificada pelo Dr. Stephen Moody em 1969 e é um estágio no metabolismo que ocorre quando o fígado converte gordura em ácidos graxos e corpos cetônicos, que podem ser usados pelo corpo para energia.

Muitos consideram a cetose como uma situação bioquímica anormal causada pela presença de corpos cetónicos ou cetônicos no sangue. A subnutrição e a diabetes não controlada podem produzir cetose.

A cetose acontece quando o organismo usa os depósitos de gordura como fonte energética (quando não há mais carboidratos).

A cetose é tóxica para as células, podendo causar diversos problemas.

A cetose costuma ocorrer em dietas sem carboidratos, como a dieta das proteínas.

A pessoa em fase de cetose expele através da respiração um odor desagradável peculiar.


Os mais simples monossacarídeos compostos com no mínimo 3 carbonos são: O Gliceraldeído A Dihidroxicetona Monossacarídeos Feita exceção à dihidroxiacetona, todos os outros monossacarídeos -e por extensão, todos os outros carboidratos -possuem centros de assimetria (ou centros quirais), e fazem isomeria óptica. Eles são classificados de acordo com a natureza química de seu grupo carbonila e pelo número de seus átomos de carbono. Monossacarídeos Se o grupo carbonila for um aldeído, o açúcar será uma ALDOSE. Se o grupo carbonila for uma cetona, o açúcar será uma CETOSE. A classificação pode ser baseada no número de carbonos de suas moléculas; assim sendo, as TRIOSES são os monossacarídeios mais simples, seguidos das TETROSES, PENTOSES, HEXOSES, HEPTOSES, etc. Monossacarídeos Aldose Cetose Monossacarídeos Aldoses Cetose Monossacarídeos Aldoses Monossacarídeos Cetoses Monossacarídeos Aldoses Monossacarídeos Cetoses Monossacarídeos Dentre os monossacarídeos, os mais importantes são as Pentoses e as Hexoses. As pentoses mais importantes são: Ribose Arabinose Xilose As hexoses mais importantes são: Glicose Galactose Manose Frutose Carboidratos A GLICOSE é o carboidrato mais importante. É sob a forma de glicose que a maior parte dos carboidratos da dieta são absorvidos pela corrente sangüínea ou é em glicose que o fígado converte os outros açúcares. É a partir de glicose que todos os carboidratos do organismo são formados

Sem comentários:

Enviar um comentário