terça-feira, 2 de março de 2010

4.5-Configuração relativa dos aminoacidos (designação DL)

Os 20 aminoácidos possuem características
estruturais em comum:

1. A presença de um átomo de carbono central, quase
sempre assimétrico. Nas proteínas encontramos apenas
aminoácidos “L”, isto é, possuem a mesma configuração
relativa que o L-gliceraldeído

2. Ligados a este carbono central, um grupamento
CARBOXILA, um grupamento AMINA e um átomo de
hidrogênio.
3. O quarto ligante é um radical chamado genericamente de
"R", responsável pela diferenciação entre os 20 AA. É a
cadeia lateral dos AA.
• É o radical "R" quem define uma série de características
dos AA, tais como polaridade e grau de ionização em
solução aquosa.
• É a polaridade do radical "R" que permite a classificação
dos aminoácidos em 3 classes.

Todos os diferentes tipos de proteínas são inicialmente sintetizadas pelos ribossomas como um polímero de apenas 20 tipos diferentes de aminoácidos. Este aminoácidos comuns são definidos como aqueles para os quais existe pelo menos um códon específico no código genético. Como pode ser facilmente deduzido a partir do que foi exposto acima, existem 20 diferentes aminoácidos para os quais códons específicos são conhecidos.
A transcrição da informação genética contida na dupla fita de DNA - formando um mRNA - e a sua posterior tradução pelos ribossomas resulta na polimerização de uma seqüência linear específica de aminoácidos (proteína) que inicialmente pode apenas conter os 20 aminoácidos comuns. Em algumas proteínas, entretanto, podem ser encontrados aminoácidos derivados. Estes aminoácidos são produzidos após a tradução das proteínas pelos ribossomos, por reações catalisadas por enzimas, que transformam quimicamente alguns dos aminoácidos comuns.
Os aminoácidos comumente encontrados nas estruturas das proteínas possuem uma estrutura geral, que está apresentada na figura abaixo. Eles possuem em comum um carbono alfa central ao qual está covalentemente ligados um grupamento carboxílico, um grupamento amino e um hidrogênio. Além disso, também ligado ao carbono alfa, encontra-se um radical R - chamado de cadeia lateral - específica para cada um dos aminoácidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário